Retrovisor da XT660 R/Z/X – Ferramenta e Gambiarra

Desde as primeiras viagens com a XT660R que o retrovisor dela me incomodava. Acima de 120km/h, qualquer buraquinho, ou até em velocidades menores em estradas piores, o retrovisor tende a virar pra trás, “fechando”. E em uma moto que vibra muito, e anda tanto quanto, isso é quase toda hora. O negócio é um sistema revolucionário que a Yamaha inventou só pra aporrinhar seus consumidores, e que eu tento explicar nesse desenho:

Retrovisor Yamaha XT660

Explica-lho-vos-ei ! O “sol” à esquerda é o espelho. “D” é a rosca que parafusa no manicoto, que no caso do retrovisor direito, é invertida. “C” é uma contraporca, como na maioria dos retrovisores do mundo, e funciona muito bem em manter a peça inferior bem presa. O problema é a peça de cima, esse “cachimbo” onde o retrovisor propriamente dito é preso. Ele se prende ao “cone” de baixo por uma porca “B” que pressiona uma mola. Por padrão o aperto da porca sobre a mola não é suficiente para manter o retrovisor no lugar nas situações que eu descrevi acima.

E pra apertar a tal porca, que tem 10mm, você precisa de uma ferramenta que tenha, no máximo, 13mm de diâmetro externo, que é o diametro “A” desse tubinho. E vai encontrar uma chave desse jeito ai…

Na viagem pro Peru, na saida até o Acre, paramos em todas as concessionárias Yamaha no caminho, e nenhuma tinha essa ferramenta fornecida pela Yamaha. Só uma, se não me engano em Vilhena-RO, tinha uma chave que eles mesmos mandaram um torneiro usinar para chegar nos 13mm. Um leve aperto melhorou por um tempo, mas o problema voltou em situações mais extremas.

Então, decidi fazer uma chave dessas, na base do esmeril mesmo. Com uma chave L como vitima eu tinha duas tentativas, e eu precisei. Na primeira passei do ponto e a chave quebrou, mas a segunda foi com mais cuidado e o resultado é esse ai:

Chave 10mm esmerilhada

Chave 10mm esmerilhada

Detalhe chave esmerilhada

Detalhe chave esmerilhada

O resultado foi uma chave tão boa, mas tão boa, que quebrou o parafuso do suporte:

Peça Quebrada

Peça Quebrada

Mas ai, eu ja estava trocando o retrovisor quebrado por um novo, foi só tirar a peça do antigo e…

Retrovisores quebrados

Retrovisores quebrados

quebrar ela também. Ai, o negócio ficou mais interessante. Duvido que a yamaha venda só essa parte do retrovisor, que completo custa umas 50 pratas. Mas como sobrou uma parte com rosca no parafuso quebrado, é só trocar a mola por alguma coisa menor, e boa. Parti para a borracha, e acho que vai ficar mais bem preso que a mola original.

Borracha quadrada

Borracha quadrada

A “usinagem” da borracha, pra ficar no formato e tamanho certos, foi na base da furadeira e esmeril. A borracha furada, presa com um parafuso, preso em uma furadeira. Com a furadeira girando no sentido contrário ao do esmeril, em alguns minutos ela chegou no tamanho ideal ( 13mm ). Eu achei que ia ficar pior:

Borracha redonda

Borracha redonda

Ai foi só cortar no comprimento certo, montar as peças…

Montando

Montando

colocar a porca e descer o braço. Acho que ficou firme o suficiente. Detalhe, na foto acima, do espaço onde a ferramenta tem que entrar.

Final

Final

Anúncios

Uma resposta para “Retrovisor da XT660 R/Z/X – Ferramenta e Gambiarra

  1. Parabéns pelo post, infelizmente é assim mesmo que temos que lidar com a dona “yanamaha”, projetos feitos por engenheiros que, ao que me parece, nunca chegaram perto de uma oficina, “na prática são outros 500” senhores acadêmicos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s